Hábitos que ajudam a manter sua imunidade em alta!
Ter consciência de nossos hábitos pode fazer toda diferença quando se trata de manter nossa imunidade em alta.
Estamos o tempo inteiro expostos a todos os tipos de doenças e um simples descuido pode ser suficiente para o sistema imunológico não dar conta de nos proteger de alguma infecção ou vírus. Por isso, ter consciência de nossos hábitos pode fazer a diferença.
Confira algumas práticas para adotar no dia a dia e favorecer a sua imunidade!
Hidrate-se:
é importante ingerir líquidos constantemente, mesmo antes de sentir sede. A ingestão de água melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo, prevenindo doenças.
Tenha uma alimentação saudável:
manter uma dieta com todos os grupos alimentares é fundamental. Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais não podem faltar no dia a dia. De acordo com as pesquisas, os micronutrientes essenciais para o fortalecimento da imunidade são as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre.
Passe longe dos vícios:
evitar vícios, como álcool e tabaco, aumenta – e muito – a imunidade. Esses vícios são extremamente danosos, não só para o nosso sistema imunológico, como para vários outros sistemas de nosso corpo.
De bem com você:
de acordo com os especialistas, a saúde mental está muito relacionada à imunidade. A baixa autoestima faz com que seu sistema imunológico trabalhe menos, além de atrapalhar nosso corpo no combate aos radicais livres, facilitando o aparecimento de doenças.
Faça exercícios e passe longe de doenças!
A recomendação dos especialistas é a prática de uma atividade física rotineira e que dê prazer, sempre tomando cuidado com os excessos, para que a atividade não cause efeito contrário, baixando a imunidade por fadiga muscular e até mental.
Fuja do estresse:
viver com tensões relacionadas ao trabalho e outras obrigações do dia é um dos fatores decisivos para a baixa da imunidade. Quando estiver estressado, pratique alguma atividade que goste e que te faça bem.
Cuide da sua higiene:
estamos expostos a vírus e bactérias 24 horas por dia. Hábitos, como lavar as mãos antes de manusear alimentos, de levá-las a boca e aos olhos e sempre depois de dirigir ou usar o transporte público, devem ser praticados, principalmente agora.
Previna-se:
usar preservativo protege contra uma série de DST’s – doenças sexualmente transmissíveis – que não podem ser prevenidas apenas com bons hábitos alimentares ou exercícios. Por isso, previna-se sempre!
Atualize sua carteirinha de vacinação:
tomar todas as vacinas deixa você protegido de doenças graves como hepatite B, varicela, hepatite A, BCG, sarampo, rubéola e caxumba.
Durma bem:
pessoas que não tem um sono adequado, com cerca de 6 a 7 horas por noite, pode ter seu sistema imunológico afetado. A privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade.
Fonte: minhavida.com.br