A importância de se hidratar nas atividades físicas!

Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano.

Um indivíduo de 70 Kg por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo.

Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangue e 87% do fígado.

Resumindo, água é vida!

 

Veja sobre a importância de se hidratar nas atividades físicas permitindo que a prática de exercícios seja saudável com melhora do desempenho.

 

Como se hidratar corretamente

Quando suamos em excesso, além da perda de água, também perdemos eletrólitos, uma combinação de sódio e potássio, entre outros nutrientes.

Dependendo do tipo e da intensidade dos exercícios, água pura pode não ser a forma ideal para repor as perdas ocorridas.

Em casos de atividades superiores a uma hora de duração e, principalmente, corridas de longa distância e maratonas, prefira os isotônicos e bebidas esportivas. Esses produtos são ricos em calorias, vitaminas e sais minerais, essenciais para repor, sobretudo, os eletrólitos perdidos.

A água de coco também é bastante recomendada neste caso.

Fora isso, a forma mais recomendada de hidratação é tomar de 400 ml a 600 ml de líquidos duas horas antes do início do treinamento. Durante a prática esportiva, ingerir 100 ml de água fria a cada 20 minutos.

 

Perigos da desidratação

A desidratação é classificada com a perda dinâmica de água pelo corpo.

Diversos fatores podem contribuir para isso, como a intensidade e a duração dos exercícios físicos, o clima e até o tipo de roupa utilizada durante a prática.

A perda excessiva de água faz com que o ritmo cardíaco aumente por conta da diminuição do volume sanguíneo.

 

Excesso de hidratação

O excesso é sempre prejudicial, pode comprometer seu desempenho e causar até mal-estar.

A hiper-hidratação pode provocar a queda dos níveis de sódio no organismo e também leva a fortes dores de cabeça, náuseas e vômitos.

 

Pós-treino

A hidratação pós-treino é igualmente importante!

As duas primeiras horas após o treino são significativas para absorção de líquidos, aumentando assim o volume de plasma no sangue.

Para agilizar a reidratação, prefira bebidas geladas ou até com açúcar, se houver necessidade, pois elas aceleram esse processo.

 

Consumo ideal de água

O ideal de consumo de água diário é de cerca de 2,5 litros, sendo de 1,5l a 2l em forma de líquidos e o restante proveniente dos alimentos.

Para atletas de alto rendimento, o recomendado é ingerir 1,5l para cada quilo perdido durante as atividades.

Fique longe de refrigerantes, sucos ácidos (como de laranja ou limão), ou bebidas alcoólicas, pelo menos durante esse período.

Além disso, para repor as reservas energéticas da melhor forma e proporcionar o aumento de glicogênio em nosso corpo, prefira suplementos com hidratos de carbono e sódio. Eles aceleram esse processo e repõem os eletrólitos do organismo.

 

 

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